Você já se perguntou porque os pacientes simplesmente abandonam o tratamento antes do término? Essa questão é fundamental para entendermos a motivação dos pacientes e principalmente para começar a buscar soluções para este problema. Através desse artigo vamos entender melhor essa questão e daremos alguma soluções para amenizá-la.
É comum nos tratamentos de fisioterapia que os pacientes abandonem os tratamentos antes do término por teoricamente já estarem se sentindo bem. Isso além de possivelmente gerar complicações futuras à saúde do paciente, pois quem completa todas as sessões do tratamento tem mais chances de ter uma melhor recuperação, faz com que o profissional se questione do porque o paciente ter parado o tratamento unilateralmente. Sem falar que um paciente que abandona o tratamento também gera prejuízos para a clínica.
Segundo um estudo da Universidade de Marquette nos Estados Unidos, algumas razões que motivam os pacientes a abandonarem o tratamento incluem por exemplo: contratempos, condições clínicas que impossibilitaram a fisioterapia, sentir muitas dores durante o tratamento, acreditar que a fisioterapia não está ajudando e até mesmo a distância até a clínica são fatores que influenciam na desistência do tratamento por vontade unilateral do paciente.
O imediatismo é um dos principais motivos. Geralmente o paciente inicia o tratamento esperando resultados rápidos, mas ao se deparar com a realidade do tratamento ele acaba se frustrando e muitas vezes até mesmo acreditando que a fisioterapia não funciona. E é aqui onde se deve começar um trabalho de convencer e educar os pacientes para que eles entendam melhor como a fisioterapia funciona e a sua importância na recuperação da saúde do paciente.
Uma solução é traçar metas realistas para o tratamento e deixar o paciente ciente de qual tipo de resultados ele deve esperar ao longo do tempo. Deve-se deixar claro que recuperar suas funções levará tempo e que os resultados daqueles que completam o tratamento tendem a ser mais efetivos. Pois um paciente que procura uma cura rápida tende a se frustrar.
Outra dica é tentar fazer a rotina do paciente se adaptar ao tratamento para diminuir as chances de abandono, assim como torná-la mais saudável. Isso pode incluir fornecer um atestado médico quando necessário para uma melhor recuperação ou até mesmo recomendações de exercícios para o paciente praticar em casa. O objetivo aqui é levar o tratamento além da clínica e incluir hábitos saudáveis na vida do paciente que possam melhorar sua recuperação.
Quem está sofrendo com algum tipo de dor crônica tem a sua saúde mental afetada também. E isso também pode ser um fator determinante na hora de abandonar o tratamento pois afeta diretamente na motivação do paciente para continuar a se tratar. Por isso é importante reforçar os resultados possíveis de serem atingidos com o tratamento para estar sempre motivando o paciente durante o tratamento.
As razões que motivam o abandono dos pacientes são inúmeras e por isso é importante estar atento e tentar identificar pacientes com tendências de abandono antes que isso ocorra. Estando atento aos fatores emocionais e físicos que influenciam no abandono, você consegue uma maior retenção e consequentemente uma taxa maior de sucesso dos tratamentos.
O Clínica Ágil traz indicadores de presença para que você tomar ações no sentido de diminuir os abandonos. Além de fazer a gestão completa e controlar todos os processos da clínica. Conheça mais o Clínica Ágil e entenda como um sistema de gestão pode otimizar todos os aspectos da sua clínica.
Leia também: Benefícios e vantagens dos lembretes automáticos no pilates.
3 Comentários
top parabens pelo artigo, me ajudou muito
Olá gostei muito do seu artigo, conteúdo esclarecedor vou
compartilhar, qualquer coisa estou a disposição
Sem duvida agora sim tirou minha duvida, procuro uma boa
indicação, tenha alguns pacientes.